criança
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS E INSTRUMENTAIS - DEBI
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
FICHAMENTO
Trabalho apresentado sob a orientação do Docente: Professor, José Valdir, no cumprimento da atividade Avaliativa, na Disciplina Fundamentos da Educação IV Semestre, realizado pela Discente: Flávia Oliveira Sousa
ITAPETINGA-BA
JUNHO-2013
MARQUES, Rosa Marques. Educ. Soc. Campinas, v. 33, n. 121, p. 1175-1194, out.-dez. 2012.
A formação de uma cultura democrática na gestão da escola pública: analisando o discurso dos conselheiros escolares.
Objetivo
Discutir a formação de uma cultura democrática escolar, mostrando a necessidade de instituir práticas democráticas em todas as formas de relações sociais contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva.
O texto informa que a gestão democrática não é instituída por leis ou normas, mas é de caráter instituinte, assim podendo ser formada de diversas formas em cada escola.
O objetivo do texto é analisar os discursos e as práticas democráticas compostas na gestão da escola, que podem apontar mudanças na forma de sua gestão podendo assim contribuir para a mudança da sociedade.
Idéias principais
“A partir da década de setenta do século XX, o regime de acumulação fordista começa a viver uma crise fiscal e política, ao mesmo tempo em que são inauguradas transformações na base da economia capitalista em todo o mundo, particularmente o ocidental”. (p.1176).
“São características, ainda, deste modelo produtivo a produção e consumo de massa e um modo de regulação que implica mecanismos que tratam de ajustar o comportamento contraditório e conflitante dos indivíduos”. (p.1176).
“A partir de 1973, quando se torna mais evidente a incapacidade desse modelo conter as contradições inerentes ao capitalismo, começam a emergir nos países centrais novas formas de organização da produção, fundadas na flexibilização: "A