Fichamento elementos de sociologia teorica
por Florestan Fernandes
(1959, Companhia Editora Nacional, 2ª edição - São Paulo)
Página 19
[Objeto da sociologia]
“A maneira mais simples de enunciar o objeto da sociologia consiste em descrevê-la como ‘a ciência que estuda os fenômenos sociais’.”
[Fenômeno social]
“Fenômeno social se refere a atividades (ou comportamentos) cuja manifestação, generalidade e repetição dependem, indireta ou diretamente, de condições externas ou internas dos organismos: o modo deles coexistirem; as dependências existentes entre eles no que concerne à adaptação ao ambiente natural, à alimentação, à reprodução ou à proteção mútua; os laços invisíveis ou objetivos, que fazem da agregação e da associação mecanismos necessários nos processos da vida”
Entretanto uma representação tosca do objeto da sociologia.
Página 20
[Particularidade da sociologia sobre a ordem social]
“Compete-lhe, especificamente, estudar os comportamentos sociais em si mesmos, ou seja, como parte de uma rede de interdependências e de interações sociais (...)”
“(...) o sociólogo opera [...] isolando e analisando relações que definem, de modo imediato, o nível de complexidade alcançado pelas diferentes manifestações da vida social entre os seres vivos”.
“(...) o sociólogo [...] apenas concentra sua atenção nas propriedades dos aspectos sociais da vida, que são objeto de sua especialidade”
“(...) seu ponto de referência, na descrição dos fenômenos sociais, não é o organismo [...] mas, a própria teia de interações e de relações sociais. Ou seja, em outras palavras: a ordem social (...)”.
Página 21
“A sociedade não se opõe à natureza, pois representa o seu prolongamento na organização dos processos da vida” – A porção social faz parte da natureza da vida.
Três fatos básicos:
1) A ordem social é fundamental no equilíbrio da natureza principalmente no que concerne a organização através da agregação e/ou associação dos