Fichamento do texto reformas religiosas
LUTERO - A DOUTRINA DA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ
Ao tomar a iniciativa de ingressar no convento, o jovem Lutero, não deixava para trás apenas um título de doutor em Filosofia e os planos de continuar seus estudos no curso de Direito; ele estava se livrando de uma profunda inquietação religiosa derivada da angústia a respeito da salvação de sua alma.
O monasticismo, por sua vez, era estimulado pela Igreja, pois o individuo que mantia-se afastado das preocupações e das tentações do mundo era considerado o forma perfeita de vida religiosa e o caminho seguro para a salvação de sua alma.
Lutero ao longo o dos dez primeiros anos de vida monástica empenho-se zelosa e sinceramente nesse propósito, apesar de tudo não conseguia encontrar a tão procurada paz de espírito e não se sentia merecedor da justiça de Deus. Lutero apenas conseguia ver aumentar o seu desespero.
Lutero concluiu seus estudos em religiosos e recebeu o título de doutor em Teologia. ABíblia forneceu o Lutero à chave para a sua inquietação, com isto descobriu a diferença entre o que ensinava a Bíblia e o que era pregado pelo Papa, dos concílios e dos textos canônicos.
Para Lutero era preciso decidir com quem estava a Verdade, com isso concluiu que a Bíblia era a única fonte para se conhecera palavra de Deus (doutrina da infalibilidade única da bíblia).
A descoberta de Lutero foi; a Bíblia não tem apenas prevalência sobre as tradições da Igreja, mas é a única fonte legítima para se conhecer a vontade de Deus, sendo assim; para todos os efeitos, a reforma estava virtualmente consumada.
No momento em que Lutero identificou a Bíblia como a palavra de Deus e definiu a fé para obtenção da graça, abriu caminho para a doutrina do sacerdócio universal.Lutero não ver mais nenhuma utilidade no estamento clerical com isso Roma jamais admitiria essa idéia,nem sequer discuti-la.
Os cristãos, de acordo com Lutero, eram induzidos ao erro, já que a compra de uma indulgência