Comportamental
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO
A ciência na maioria das vezes desperta um sentimento de “revolta”, como se ela aparecesse e permanecesse na nossa vida, sem o nosso consentimento, como se o ser humano tivesse perdido sua essência, mas,e se, o problema não for da ciência? Mas, a forma com a qual ela é aplicada? Não podemos simplesmente abandona-la, ficar imóveis em relação a ela, afirma Skinner, Brrhus Frederic, 1904- Ciência e Comportamento, 5pg”
“Não há nenhuma virtude na ignorância pela ignorância, Infelizmente não podemos permanecer imóveis: eliminar a pesquisa cientifica significaria agora, um retorno à fome e a peste, e aos trabalhos exaustivos de uma cultura escrava”.
A evolução faz parte da nossa vida, sendo assim a adaptação é necessária; se a compreensão da natureza humana, caminhar junto com a evolução da ciência, certamente teremos um mundo melhor.
Através da Ciência Humana, temos a possibilidade de analisar e estudar as condições que o meio oferece, bem como, os comportamentos humanos, possibilitando uma melhor qualidade de vida, já dizia Skinner que “ A ciência deve-nos dizer como tratar como o comportamento humano, mas, o que vai ser feito deve ser decidido de uma maneira não - científica”.
A ciência do comportamento não é repleta de instrumento que possam medir, calcular, talvez por isso não é bem aceita ainda, pelo fato de não ser exata. Diante de alguns comportamentos costumamos fazer associações, há desvantagem nisso, pois acabamos preciptando conclusões, bem diferente da ciência que procura estudar esse comportamento para ai então concluir. O comportamento na verdade não é tão simples, como parece, ele é muito complexo, Skinner afirma que
“O comportamento é uma matéria difícil, não porque seja inacessível, mas porque é extremante complexo. Desde que é um processo, e não uma coisa, não pode ser facilmente imobilizado para observação. É mutável, fluido e evanescente, e, por essa razão, faz grandes