Fichamento do texto de Durkheim
TURA, Maria de Lourdes Rangel. Durkheim e a educação. In. TURA, Maria de Lourdes Rangel. Sociologia para educadores. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.
Émile Durkheim está colocado entre os pais fundadores da sociologia como campo disciplinar específico. Tendo Augusto Comte lhe dado o nome e a posicionado no cume de uma hierarquia das ciências, Durkheim se investiu da tarefa de estabelecer sua especificidade e seus métodos ou "Regras". Nisto se destacou pelo zelo, talvez por estar tateando um campo novo, e na falta de outros parâmetros os foi buscar junto às ciências naturais.
1 - Durkheim e seu tempo
“Émile Durkheim nasceu em 15 de abril de 1858 em Epinal, na Loraine, fronteira nordeste da França, filho de uma família de rabinos.”
“1858, a Europa ainda vivia a lembrança daquela que, em 1848, fora, no dizer de HOBSBAWM (1982), "a primeira e a última revolução européia no sentido (quase) literal" (p. 22). As revoluções de 1848 eclodiram simultaneamente e atingiram todo o centro do continente europeu, como a França, a Confederação Alemã, o Império Austríaco e a Itália. Em poucas semanas todos os governos constituídos naquela região foram derrubados ou perderam suas bases de sustentação e a instabilidade política povoou uma grande extensão territorial. Ou seja, a ordem social e política fora abalada em seu âmago. Era inegável que se estava presenciando revoluções sociais em que a classe média, trabalhadores pobres, campesinos e intelectuais de esquerda ocuparam a cena política. Fato até então inédito. Os Estados nacionais tiveram a partir daí que fazer concessões, pois esses novos sujeitos políticos passaram a contar na montagem das estratégias políticas.”
“Entre 1873 e 1896, o mundo capitalista mergulhou em uma prolongada depressão, que atingiu a indústria e o comércio dos países capitalistas. Contudo, HOBSBAWM (1982) afirma que os abalos impostos.às economias dos países centrais neste período foram pequenos, as conseqüências maiores foram observadas