FICHAMENTO DO PRIMEIRO T PICO DO REFERENCIAL TE RICO
TEMA: Como a relação de afeto pode auxiliar aluno e professor no processo ensino-aprendizagem.
1.Características presentes nas relações afetivas
2.Relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.43ªed.São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011.
‘’[...] Não é possível ao professor pensar que pensa certo mas ao mesmo tempo perguntar ao aluno se ‘’sabe com quem está falando’’. (p.36)
‘’[...] Às vezes, mal se imagina o que pode passar a representar na vida de um aluno um simples gesto do professor. O que pode um gesto aparentemente insignificante valer como força formadora ou como contribuição à assunção do educando por si mesmo’’. (p.43)
‘’[...] O clima de respeito que nasce de relações justas, sérias, humildes, generosas, em que a autoridade docente e as liberdades dos alunos se assumem eticamente, autentica o caráter formador do espaço pedagógico’’. (p.90)
‘’[...] Precisamos aprender a compreender a significação de um silêncio, ou de um sorriso ou de uma retirada da sala. O tom menos cortês com que foi feita uma pergunta. A final, o espaço pedagógico é um texto para ser constantemente ‘’lido’’, ‘’interpretado’’, ‘’escrito‘’ e ‘’reescrito’’. (p.95)
3. As relações afetivas no contexto escolar
HILLAL, Josephina. Relação professor-aluno: formação do homem consciente/ Josephina Hillal; revisão José Sobral. São Paulo: Ed. Paulinas, 1985.
‘’ A interação professor- aluno é fundamental para uma boa adaptação escolar. Assim, o primeiro professor de uma criança tem muito grande importância na atitude futura desse educando, não só durante a sua fase de aprendizagem, mas na sua relação com os professores [...]’’. (p.19)
‘’ As relações afetivas que o educando estabelece com os colegas e professores são de grande importância na educação. Essas relações afetivas não se desenrolam unicamente no plano consciente, mas penetram fundo