Cruz E Souza
Cruz e Souza
Nasceu em 24 de novembro de 1861, em Florianópolis, era filho de escravos e desde pequeno recebeu a educação de um mareshal (Guilherme Xavier de Souza), o qual o acolheu juntamente com sua esposa, e de quem adotou o nome.
Começou como escritor em jornais de Florianopolis, com textos abolicionistas.mais tarde dirigiu um jornal onde combateu a escravidão e o preconceito, em 1885 lançou seu primeiro livro (Tropos e Fantasias), juntamente com Virgílio Varzea.
________________________________________________________________________
Guto
Cinco anos mais tarde, foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na estrada de ferro central do Brasil, e também no jornal Folha Popular.
Em 1893 publicou Missal (escrito em prosa) e Broquéis (escrito em versos), marcando o inicio do simbolismo no Brasil.
Depois de ter tido na juventude uma grande desilusão amorosa, apaixonando-se por uma artista branca, casou-se com Gavita Gonçalves, uma negra, com quem teve quatro filhos, todos mortos prematuramente, levando-os a loucura. Morreu em 19 de março de 1898, em Minas Gerais, vencido pela tuberculose. Mesma doença que dizimou sua familia.
____________________________________________________________________________
Felipe
Foi o maior e melhor escritor simbolista brasileiro, sofreu muito preconceto por causa de sua raça. Era conhecido por usar efeitos sonoros ritmicos e linguagem rebuscada, seus temas focavam em morte, deus, mistérios da vida e personagens marginalizados .
Suas principais obras foram:
Vida Obscura, Triunfo Supremo, Sorriso Interior, Monja Negra, Evocações , Faróis, Últimos, Sonetos , O livro Derradeiro , Dispersos, Vocerções .
_____________________________________________________________________________
Gabi
Sua obra poética apresenta diversidade e riqueza, de um lado, encontram-se nela aspectos noturnos do simbolismo, herdados do romantismo: O culto da noite, certo satanismo, o pessimismo e a morte. De outro lado há certa preocupação formal que o