Gestao De Pessoas
“Segundo o IBGE - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as pequenas e médias empresas têm grande representatividade no cenário econômico nacional, em especial, nos setores de comércio e serviços, cuja participação ultrapassa 90%”. As micro e pequenas empresas são responsáveis por gerar renda, emprego e serviços, e ano após ano tem crescido em diversos setores da economia. Os micros empreendedores dedicam-se as manutenções de seus negócios, se preocupam com qual serviço atender as necessidades dos consumidores, o marketing, como fidelizar seus clientes, mas deixam para segundo plano a forma como gerir pessoas. A mentalidade que se tinha no passado quanto à forma de pensar que gerir pessoas era sem importância, está mudando devido à concorrência acirrada nos últimos anos, e para que as empresas mantenham seus números crescentes frente ao mundo dos negócios, estão investindo cada vez mais em pessoas, pois são elas que fazem a diferença nos diversos setores da empresa. Hoje o investimento no capital humano tem sido pensado no retorno que o ambiente de trabalho terá, sendo mais confortável trabalhar em um grupo centrado no desenvolvimento da empresa. A Gestão de Pessoas nas empresas tem sido um pilar fundamental para o equilíbrio e desenvolvimento das pessoas nas micro e pequenas empresas. Assim os gestores têm investido em seus colaboradores reconhecendo que pessoas mais comprometidas e engajadas trazem mais resultados.
Como ter um RH atuante nas micro e pequenas empresas, que ajude nos resultados sem que os custos fixos internos aumentem consideravelmente?
Ainda há uma resistência por parte dos gestores das micro e pequenas empresas em adotar o setor de RH não inseriram em seus planos de estratégia que o departamento de RH deveria nascer junto com as empresas, ser considerada peça chave para mediar às relações, criar padrões de trabalho e acompanhar sua