Artigo 3o Per Odo Pronto 1
IDOSO INSTITUCIONALIZADO
Louize Lopes de Lima¹
Vanelle Rodrigues Fonseca¹
Resumo: O presente artigo retrata o estudo realizado com os idosos institucionalizados do
Asilo São Vicente de Paulo, no primeiro semestre de 2013. Tendo como tema do estudo a atenção psicossocial aos idosos institucionalizados, e mediante ao aumento da longevidade populacional que traz consigo uma nova postura da sociedade e a necessidade de desenvolvimento de serviços humanizados, propõe-se aqui a discussão do processo de envelhecimento, dentro e fora da instituição de longa permanência, bem como o processo de institucionalização, identificando as variáveis facilitadoras e dificultadoras de ambos os processos. Dessa maneira, buscou-se, através do desenvolvimento de estratégias de atenção psicossocial como Oficina de Musicalização e análise dos dados coletados a partir das observações e de entrevista, perceber a qualidade de vida e bem estar dos idosos, com a finalidade de compreender a maneira que eles pensam suas experiências e sua velhice no contexto asilar.
Palavras-chave: instituição; envelhecimento; qualidade de vida; atenção psicossocial.
1. Introdução
A aquisição de novos conhecimentos e tecnologias na área da saúde vem trazendo uma maior estimativa de vida populacional. Junto com esse aumento, vem também o fato de que há atualmente uma sobrecarga dos núcleos familiares, o que acaba gerando a necessidade da institucionalização dos idosos (ARAÚJO; LOPES, 2010). Mediante ao aumento do número de idosos institucionalizados e da hipótese de que a instituição busca proporcionar aos idosos uma qualidade de vida no decorrer dos anos ali vividos, é importante investigar esse processo de perto, dando atenção à relação dos idosos com os outros idosos e com os cuidadores, considerando a subjetividade de cada um.
Portanto, trata-se de um estudo de grande relevância para o meio acadêmico e sociedade, pois o estudo sobre a velhice dentro