Fichamento do livro zona quente
Série: 2ª do E.M. Turno: Matutino. Disciplina: Biologia. Professor (a): Karinna Salles. Moabe Cavalcante Santos.
Referencia: PRESTON, Richard. Zona Quente: Uma História Terrível e Real. Trad.Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Editora Rocco Ltda, 1995. 320p.
RESUMO:
Richard Preston, nascido em 5 de agosto de 1954 em Cambridge, Massachusetts, EUA, é um escritor e autor que escreveu livros sobre as doença infecciosa, bioterrorismo, e outros assuntos, bem como ficção. Seus textos jornalísticos, ficcionais ou verídicos, são baseados em extensa pesquisa de fundo e entrevistas. No livro Zona Quente, ele retrata a existência dos vírus mais mortais conhecidos pelo o homem, e um deles presentes no texto é o vírus “ebola” onde é descrito detalhadamente o processo de contaminação e de ação desse supervírus, e também o risco que representa as pessoas. Os personagens retratados no texto são reais, ele diz que em certos casos apenas mudou o nome das vitimas. Charles Monet é um deles, onde ele é infectado pela doença e acaba morrendo. O autor também narra a descoberta do vírus Reston entre macacos importados de Reston, Virginia, e as seguintes ações tomadas pelo Exército e os Centros de Controle de Doenças dos EUA.
PALAVRAS-CHAVE: CIÊNCIA, HOMENS, VÍRUS.
CITAÇÕES:
Primeira Parte – A sombra do Monte Elgon
“Os médicos lembravam-se dos sinais clínicos, porque qualquer pessoa que tenha visto os efeitos do aguente do nível de biorrisco no organismo humano já mais esquece, porém os efeitos acumulam-se, uns sobre os outros, até a pessoa ser completamente obliterada.” (p31)
“A caverna é uma floresta tropical petrificada. Troncos mineralizados projetavam-se das paredes e do teto. Eram troncos de árvores da floresta tropical