Fichamento do Capitulo A sociedade como Drama - Peter Berger
“É ocioso esperar que métodos científicos sejam capazes de revelar liberdade mediante algum método de eliminação, acumulando causas sobre causas, até se chegar a um fenômeno residual que não pareça ter causa e que possa ser proclamado como livre. Liberdade não é aquilo que não tem causa.” (p.138)
“Toda situação social é mantida pela trama de significados para ela levados pelos vários participantes. É evidente, naturalmente, que numa situação cujo significado esteja fortemente estabelecido pela tradição e pelo consenso unânime, um único indivíduo não será capaz de fazer muito ao propor uma definição discordante. No mínimo, contudo, poderá provocar sua alienação em relação á situação.” (p. 141)
“O profeta religioso, que desafia a ordem estabelecida das coisas em nome de uma autoridade absoluta que lhe foi dada por Deus, é protótipo do líder carismático. Podemos lembrar figuras históricas como Buda, Jesus ou Maomé. Entretanto, o carisma também pode aparecer nas áreas profanas, sobretudo na política.” (p. 142)
“Weber considerava o carisma como uma das principais forças motrizes da História, muito embora percebesse lucidamente que o carisma é sempre um fenômeno de curta duração. Entretanto, por mais que os velhos padrões possam reaparecer no curso da ‘rotinização’ do carisma, o mundo nunca mais é o mesmo.” (p. 143)
“Se não se puder transformar ou sabotar a sociedade, pode-se apartar-se dela interiormente. O alheamento tem