Fichamento do Artigo O Brasil na iniciativa BRIC
Artigo: O Brasil na iniciativa BRIC: soft balancing numa ordem global em mudança?
Autor: Daniel Flemes
Referência Bibliográfica: FLEMES, Daniel. O Brasil na iniciativa BRIC: soft balancing numa ordem global em mudança?. Rev. bras. polít. int., Brasília, v. 53, n. 1, July 2010 . Available from . access on 15 Apr. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73292010000100008.
1. Fichamento Bibliográfico
O artigo discorre sobre as características da política externa brasileira, bem como a razão dessas, mostrando argumentos históricos, sociais e econômicos com base em uma extensa bibliografia. O autor também sugere uma transição para uma nova organização do cenário internacional, tendo em vista a teoria da transição dos poderes.
2. Fichamento de Citações
“Abordagens estratégicas deveriam considerar [...] o fato de que as estratégias de política externa serem mapeadas contra o cenário de um sistema internacional que se desloca de uma ordem unipolar a uma ordem multipolar.”
“A estratégia de soft balanicng aplicada pelo Brasil [...] já marcou a ordem mundial dos últimos anos. Sua participação efetiva nas instituições globais por meio de parcerias informais [...] podem causar um impacto no caráter do multilateralismo [...]”
3. Fichamento Crítico
Segundo o autor, o Brasil não se enquadraria dentro das potências hegemônicas por conta do seu fraco poderio militar, o que tornaria inviável um balanço de poder gerado pelo medo, tal como acontecia nos anos da guerra fria. Tanto ele, quanto o bloco econômico dos países emergentes, BRICS, portanto, adotam um tipo diferente de abordagem, que usa de métodos diplomáticos, econômicos e institucionais.