COMPILADOR
619 palavras
3 páginas
O COMPILADORUm compilador tem a finalidade de converter uma linguagem – Linguagem Fonte – de fácil escrita e leitura para os programadores, numa linguagem – Linguagem alvo ou objeto – que possa ser executada pelas máquinas sendo seu código executável gerado pelo compilador é dependente do sistema operacional e da linguagem de máquina para o qual o código fonte foi traduzido.
A enorme variedade de compiladores existentes é bem vinda, visto que existem milhares de linguagens fonte, e as linguagens alvo são também muito variadas.
ANÁLISE LEXICA
Em que a cadeia de caracteres que forma a estrutura do programa fonte é lido da esquerda para a direita e agrupado em tokens que são sequências de caracteres tendo o sentido coletivo.
A sua função básica é o reconhecimento e a classificação das estruturas elementares ou classes sintáticas das linguagens.
ANÁLISE SINTÁTICA
A análise sintática transforma um texto na entrada em uma estrutura de dados, em geral uma árvore, o que é conveniente para processamento posterior e captura a hierarquia implícita desta entrada. Através da análise léxica é obtido um grupo de tokens, para que o analisador sintático use um conjunto de regras para construir uma árvore sintática da estrutura.
Em termos práticos, pode também ser usada para decompor um texto em unidades estruturais para serem organizadas dentro de um bloco, por exemplo.
ANÁLISE SEMÂNTCA
A análise sintática verifica e aponta as expressões que quebram qualquer regra determinada pela gramática. Mas o nível de complexidade aumenta quando tratamos de linguagens dependentes de contexto. A análise semântica busca apontar (não resolver) este tipo de erros (dependentes de contexto).
O objetivo da análise semântica é, assim, criar, a partir de um texto-fonte, uma interpretação expressa em alguma notação adequada - geralmente uma linguagem intermediária do compilador. Isto é feito com base nas informações das tabelas e nas saídas dos outros analisadores. Denomina-se