Fichamento do 1º capitulo do Texto Nu
Fichamento do 1º capitulo
SOBRE BORBOLETAS E ORQUIDEAS
TAL LEITOR, QUAL LITERATURA pag.9
O objetivo do nosso estudo é a literatura produzida com finalidade artística e de reconhecido valor estético. Literatura enquanto arte, produzida para o prazer e fruição. Relacionamos sob essa definição poemas, narrativas e peças de teatro.
LEITOR+TEXTO=LEITURA
Sem leitor, o texto não existe; é literalmente, letra morta, sem nenhum valor.Daí a importância que a Teoria da Literatura empresta ao leitor. Para entendermos melhor esse fato, ao traçar a possível trajetória de um leitor diante de uma obra literária.
. LER- o ato em si, de que qualquer cidadão alfabetizado, por definição, é capaz; pag.10
. COMPREENDER- perecber, aprender intelectualmente o que se leu;
. INTERPRETAR- dar um sentido, um significado, ao que foi lido;
. CONHECER- tomar para si o sentido encontrado, agregando experiência e conhecimento ao seu acervo cultural;
. PENSAR- refletir sobre a leitura, produzindo conhecimento, que será passado a outrem; que por sua vez, o lerá etc. pag.11
Ler um texto literário, o leitor dará a mesma importância dada comumente à previsão do tempo ou ao horóscopo. A segunda etapa, de compreensão, percebe um pouco além da superfície do texto. Na terceira etapa, o leitor não apenas acompanha o pensamento intrínseco ao texto, mas empresta-lhe um significado. A quarta etapa é mais complexa e de mais longa realização, supõe o acúmulo da experiência e do conhecimento adquiridos.
O leitor comum, seja o amador, aquele que lê pelo prazer de ler, seja o professor ou aluno, que leem profissionalmente, deve buscar alcançar pelo menos o terceiro estagio, alimentando o seu patrimônio de conhecimento.
OS DIVERSOS CAMINHOS DA TEORIA