Agroecologia
Gustavo Veras Liguri; Elvis Rodrigues; Marcos Antonio.
301.738; 301.673; 301.679.
Todos os estudos foram realizados na cidade de Dourados-MS na área experimental da Unigran
Resumo
Foi realizado o plantio do rabanete em Dourados-MS na área experimental da
Unigran no dia 22 de maio de 2013, foi dado inicio ao plantio que foi manual sem auxilio de equipamentos mecanizados e foi terminado o plantio na mesma data.
Objetivo de avaliar o desenvolvimento do rabanete em três tipos de espaçamentos
20x20, 25x25, 30x30, foi feito um croqui com esses espaçamentos para não obter uma repetição de plantio. Foram realizadas adubações precisas de cama de frango e ureia para melhorar o desenvolvimento da planta e consequentemente a sua produção final.
Termos de indexação: rabanete, Raphanus sativus L., espaçamento.
Introdução
O rabanete (Raphanus sativus L.), apesar de ser uma cultura de pequena importância em termos de área plantada, é importante em grande número de pequenas propriedades dos cinturões verdes, com grande diversidade de cultivo de hortaliças. A cultura do rabanete tem ciclo relativamente curto (20 a 30 dias) se comparada com outras hortaliças após a semeadura, podendo se prolongar por mais
10 dias, dependendo da cultivar ou híbrido (Lucchesi et. Al., 1976).
O rabanete é uma cultura que pode ser considerada exigente em relação ao solo, necessita de um solo corrigido e bem preparado em relação a adubação.
Esse artigo tem como fundamento relatar o crescimento e desenvolvimento do rabanete em seus diferentes espaçamentos, e a resposta da adubação efetuada nas parcelas conforme o croqui de campo.
Materiais e métodos
Foi realizado a analise do solo no dia 13/03/2013 foi feita uma analise completa do solo a macro nutriente, e observou-se que o solo estava com seu alumínio em nível médio e estava pobre em Potássio e Fósforo e seu ph era de 4.50 considerado alto. No dia 22 de