Fichamento Descartaveis urbanos
Descartáveis urbanos: discutindo a complexidade da população de rua e o desafio para políticas de saúde
Estagiário: Daniel Rodigues Reydan
Niterói
04/08/2014
Descartáveis urbanos: discutindo a complexidade da população de rua e o desafio para políticas de saúde
Introdução:
"Este trabalho levanta questões relativas ao segmento populacional urbano identificado como população adulta de rua, considerando-o um sinal emergente de mudanças sócio-político-econômicas das últimas décadas e como um problema mundial inerente às grandes metrópoles...procura apresentar a complexidade desta categoria social e o desafio para as políticas públicas." (p. 57)
"O recorte temático foi desenvolvido considerando o processo dinâmico daquilo que vem sendo chamado de “vulnerabilização” dessa população, ou de sua categorização enquanto população vulnerável. Processo esse que ocorre antes mesmo da ida para as ruas, no universo das redes de relações das classes populares." (p. 57)
"(...) reduzir a dimensão de um problema social complexo a um diagnóstico médico clínico, ou entendê-la na dimensão dos preceitos higienistas e sanitaristas, na ótica da remoção das populações em circulação pelas cidades (Foucault, 1979). Considera-se que os serviços de saúde, também tenham tendência a reproduzir esse enfoque." (p. 57)
" A pesquisa identifica elementos que concorrem para a fragilização da saúde de moradores de rua e aprofunda a discussão do problema, como forma de subsidiar a articulação entre ações no campo da saúde pública e outras intervenções sociais e a implementação de políticas públicas para essa população." (p. 57)
"A pertinência do tema população de rua e as políticas públicas de saúde amparam-se, em grande parte, no conceito sociológico de saúde, “que retém ao mesmo tempo suas dimensões estruturais e políticas e contém aspectos histórico-culturais de sua realização (...). Introduzindo a cultura na definição do conceito de Saúde demarca-se um espaçamento