Fichamento custeio abc
• Custeio ABC aplicado à logística de distribuição – Capítulo 08 NOVAES, Antonio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Editora Campus, Rio de Janeiro, 2001 • Tecnologia RFID aplicada à logística – Dissertação de Mestrado – PUC RJ 2005 NOGUEIRA FILHO, Cícero C. da Costa • Logística reversa – Capítulos 1,2 e 3 LEITE, Paulo R. Logística reversa. Prentice Hall: São Paulo, 2003
NATAL
09 de dezembro de 2012
CUSTEIO ABC APLICADA À LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
“O método de custeio ABC, no entanto, pode ser utilizado como uma ferramenta de gestão de custos, porque permite o aperfeiçoamento dos processos, na medida em que capta, em detalhe, as relações de causa e efeito e sua importância na geração de valor para a cadeia de suprimento”. (p.245)
“Na literatura especializada, o uso do método de custeio baseado em atividades, aplicado à gestão integrada de custos, é denominada ABCM(Activity-Based Cost Management), ou Gestão de Custos Baseada em Atividades”. (p.245)
Custeio ABC Aplicado a um Centro de Distribuição
“Um CD pode apresentar as mais diversas formas de arranjos de suas instalações, com funções bastante variadas”. (p.246)
Alocação dos Recursos às Atividades
“A análise ABC começa na Contabilidade. O analista vai rever as contas, buscando aqueles que se relacionam com o objetivo do estudo, e agrupando-as em categorias”. (p.246)
“A segunda etapa do processo é buscar relações de causa e efeito entre a utilização do recursos e as atividades”. (p.247)
“Mão-de-obra direta: a forma mais simples e aceitável de relacionar a utilização de pessoal com as respectivas atividades é o número de pessoas envolvidas”. (p.247)
“A maneira encontrada para medir a utilização da mão-de-obra de forma única, foi calcular uma equivalência com o empregado de tempo integral”. (p.248)
“Pessoal de supervisão: para este recurso é mais difícil relacionar o