Fichamento De O Processo De Socrates
LUCAS CORRÊA DOS ANGELOS
NITEROI
2015
LUCAS CORRÊA DOS ANGELOS
O PROCESSO DE SÓCRATES
Trabalho apresentado ao Professor Marcus
Fabiano da disciplina Filosofia do Direito da turma P1 , do curso de Direito
Universidade Federal Fluminense
Niterói - 2015
1. Atenas em 399 a.C.
Durante grande parte do século V, Atenas foi a Cidade-Estado mais poderosa do mundo grego.
Porém, após um quarto de século de conflitos, chamada guerra do Peloponeso, Atenas se tornou uma
Cidade vencida, assassinada e dilacerada.
1.1. Uma Cidade-Estado vencida
Cerca de cinco anos antes da instauração do processo contra Sócrates, uma frota espartana conduzida pelo comandante Lisandro se dirigiu até um porto ateniense, conseguindo um acordo de paz com Atenas. De acordo seus termos, a cidade deveria entregar quase todas as suas embarcações, renunciar ao seu império marítimo e entrar numa aliança com Esparta.
Com este acordo, teve fim uma guerra que havia começado em 431 a.C., quando Atenas estava no auge do seu poderio, sendo considerada a Cidade-Estado militarmente mais poderosa.
Durante este período foi formada a Liga de Delos, uma aliança militar entre Atenas e um certo número de Cidades-Estado gregas e das ilhas do Egeu. Para sua defesa os aliados se entregavam nas maos dos atenienses e pagavam um tributo anual, destinado a alimentar o tesouro da Liga, e nos anos que se seguiram a formação da Liga, o numero de aliados aumentou consideravelmente.
Com o tempo, a aliança mudou sua natureza. Essa mudança se deve pelo fato de que quando as Cidades-Estado renunciaram a defenderem a si mesmas, renunciaram também sua liberdade, junto a isso havia a sede de poder que tinha tomado conta dos atenienses. A aliança entre iguais havia se tornado um império regido pelos atenienses, e qualquer desejo de sair da aliança era duramente penalizada com uma intervenção militar. Guarnições atenienses eram instaladas em territórios aliados para fiscaliza-los, e as terras confiscadas eram