Fichamento de Sociologia
O que é Sociologia?- (Capítulo 2 – A formação)
MARTINS, Carlos Benedito – O que é Sociologia, São Pauo, Brasiliense, 1994. “A Sociologia surgiu em um momento de grande expansão do capitalismo. Alguns sociólogos assumiram uma atitude de otimismo diante da sociedade capitalista nascente, identificando os valores e os interesses da classe dominante como representativas do conjunto da sociedade. A perspectiva que norteava era a de buscar o pleno funcionamento de suas instituições econômicas e políticas. Os conflitos e as lutas em que se envolviam as classes sociais, contituíam para alguns deles fenômenos passageiros, passíveis de serem superados.
Uma das tradições sociológicas, que se comprometeu com a defesa da ordem intalada pelo capitalismo, encontrou no pensamento conservador uma rica fonte de inspiração para formular seus principais conceitos explicativos da sociedade.
O ponto de partida dos conservadores foi o impacto da Revolução Francesa, que julgavam um castigo de Deus à Humanidade. Responsabilizaram os iluministas e suas ideias como um dos elementos da Revolução de 1789.
Os conservadores eram defensores apaixonados das instituições religiosas, monárquicas e aristocráticas que encontravam em processo de desmoronamento, tendo eles interesses diretos na preservação destas instituições.” (página 18 e 19)
“Entre os autores positivistas, de modo destacado Saint-Simon, Auguste Comte e Emile Durkkhein, que as ideias dos conservadores exerciam uma grande influência. Estes autores de modo destacado, iniciarão o trabalho de rever uma série de ideias dos conservadores, procurando dar a elas uma nova roupagem, com o propósito de defender os interesses dominantes da sociedade capitalista.” (página 20)
“Saint-Simon tem sido geralmente considerado o “mais eloquente dos profetas da burguesia”, um grande entusiasta da sociedade industrial. A sociedade francesa pós-revolucionária, no um entanto, parecia-lhe