FICHAMENTO DE LEITURA
DADOS SOBRE A OBRA
AUTOR:
SANTOS, Juliana Floriano.
TÍTULO DA OBRA:
O ensino do Direito no Brasil e as alternativas para a melhoria de sua qualidade.
EDIÇÃO:
CIDADE EDITORA:
EDITORA
ANO:
2011
PALAVRAS-CHAVE:
Mudanças, novas legislações, soluções
QUESTÕES DIRECIONADAS
I. Quais são as idéias principais defendidas pelo autor nesta obra?
A primeira idéia seria mostrar que ainda hoje as faculdades de Direito ainda estão no modelo normativista e dogmático. Só que para isso mudar teria que haver inúmeras transformações que muitas delas tinham que começar dentro das próprias universidades, sendo essa uma segunda idéia apresentada por Juliana.
A terceira e última idéia seria que o ensino jurídico condissesse com a sociedade de hoje, tornando e preparando o aluno para enfrentar situações cotidianas.
II. Que argumentos são usados para fundamentar estas idéias?
“Há uma descontextualização entre o conhecimento jurídico e a realidade social. Os alunos ficam cada vez mais distantes das demandas sociais as quais o Direito tem capacidade de atribuir. Dessa forma, os discentes adquirem uma visão reducionista do funcionamento da sociedade, à medida que se apresentam, na maioria das vezes como meros receptores de informações que estão positivadas pelo Estado.” (p.3)
“Em terceiro lugar, é preciso ressaltar que o corpo docente tem um papel fundamental na reformulação do ensino jurídico. Desta forma, os professores devem ser valorizados e qualificados. Não basta ser um operador jurídico, ou seja, ser um promotor de justiça ou juiz, por exemplo, para ser considerado um bom professor de Direito, pois é preciso ter didática e mínima formação pedagógica para não reduzir o ensino jurídico a aulas expositivas, limitadas ao “código comentado”.” (p.7)
“O curso de Direito não deve apenas formar um operador jurídico, mas também preparar o indivíduo para enfrentar as situações cotidianas e, para isso “(...) é preciso cultivar a sensibilidade e a humildade que nos