2014 4 TRABALHO DIST NCIA
SEGRE, Roberto. América Latina, fim de milênio: raízes e perspectivas de sua arquitetura. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Studio Nobel, 1991. p. 67-95.
1. Nos inícios do século XX, verifica-se, na América Latina, uma forte valorização de códigos formais do período pré-colombiano e do repertório do período colonial. Ao abordá-los, Roberto Segre identifica três aspectos importantes. Apresente-os um a um.
1)
2) é utilizado como bandeira de luta tanto pelas forças progressistas como pelo mais acre conservadorismo
3)Ele abre uma perspectiva de renovaão que lhe permite vincular-se ao movimento moderno; diversos países, os protagonistas fundamentais da vanguarda arquitetônica que se materializa através do “racionalismo” aplicaram os preceitos do neocolonial a suas primeiras obras, como no brasil, lucio costa, no mexico Carlos Obregon e etc. Apesar de seu caráter nacionalista, também constitui um instrumento da incidência cultural norte-americana na região, exercida através da reinterpretação do hispânico e dos elementos coloniais realizada no Mission Style ou nas manifestações do “vernáculo californiano”
2. Apresente e explique os três caminhos de difusão da arquitetura neocolonial em solo americano.
2ª PARTE: TRABALHO SOBRE A CIDADE NA AMÉRICA HISPÂNICA:
SÉCULO XIX E INÍCIOS SÉCULO XX. Texto 18
ROMERO, José Luis. Latinoamérica: las ciudades y las ideas. Buenos Aires: siglo veintiuno, 1986. Capitulo 6, item 3: el ejemplo de Haussmann.
1. No século XIX, sobretudo nas últimas décadas, as novas burguesias urbanas implementaram, em várias cidades, a demolição de áreas tradicionais. Explique porquê.
Isso ocorreu devido ao fato de que as novas burguesias se avergonhavam do ar colonial que conservava as cidades; Em vários casos, onde puderam, trataram de transforma-lo, porém implementaram a demolição de alguns setores carregados de tradição. A demolição dessas áreas ocorreu para dar espaço a um