fichamento de ci
Departamento: Escola de Biblioteconomia
Centro de Ciências Humanas - CCH
Disciplina: Fundamentos da Bibliografia e documentação - T.BIBN2
Professor: Laffayete Alvares
Aluno: Lorran de Oliveira Pedersane - 20121353020
ZAHER, Celia Ribeiro. GOMES, Hagar Espanha. Da Bibliografia à Ciência da Informação: Um Histórico e Uma Posição. Rio de Janeiro, 1972.
FICHAMENTO:
“Necessidades sociais exigiram maior especificidade no tratamento de informação para cuja solução novos tipos e especialistas e novas tecnologias passaram a ser desenvolvidas originando a Ciência da Informação.” (p. 5)
“Atividade que floresceu graças à invenção da imprensa a bibliografia teve, desde o início, como um de seus objetivos o de divulgar o conhecimento acumulado nos livros.” (p. 5)
“[...] é evidente que a possibilidade de rápido conhecimento de novas informações para utilização ou desenvolvimento dependia da existência de repertórios organizados de maneira adequada.” (p. 5)
“Assim, reconhecida, desde logo, como um indispensável instrumento para a pesquisa e para o desenvolvimento científico-tecnológico, a bibliografia foi objeto de preocupação de estudiosos que procuraram aprimorar técnicas e métodos para melhor controlar e divulgar o material bibliográfico existente.” (p. 5)
“Na última década do século XIX, com a Revolução Industrial deflagrada em toda a Europa e nos Estados Unidos, a quantidade de informação registrada já crescia de maneira assustadora e várias tentativas haviam sido feitas no sentido de um levantamento bibliográfico total, universal.” (p. 5)
“O estabelecimento de regras comuns para o tratamento analítico sintético dos documentos era uma solução para o problema de acesso ao conteúdo.” (p. 5)
“A possibilidade que a Classificação Decimal Universal oferecia de tratar documentos outros que não o livro ou o artigo de periódicos, demonstrando a preocupação do Instituto em poder fornecer meios