Análise da evolução da soja na região da cidade de São João Del Rei
Jaqueline Gonzaga
Jaqueline.ufsj @yahoo.com.br
Luiz Wagner Novais
Universidade Federal de São João Del Rei-UFSJ
Campus Tancredo Neves.
Resumo: O artigo tem com objetivo fazer uma análise da evolução do plantio de soja na região da cidade de São João Del Rei .Os métodos usados para essa identificação foram imagens multitemporais ,geradas do satélite landsat5 sensor TM e análises da dados .
Palavras chaves: Soja, landsat5, multitemporais.
Introdução
A agricultura no Brasil é, historicamente, umas das principais bases da economia, desde os primórdios da colonização até o século XXI, evoluindo das extensas monoculturas para a diversificação da produção. Inicialmente produtora de cana-de-açúcar, passando pelo café, cacau e borracha, a agricultura brasileira apresenta-se como uma das maiores exportadoras do mundo em diferentes variedades de cereais, frutas, grãos, entre outros. (GONZAGA E
TOLEDO2013)
A soja é uma espécie de grande importância econômica, tem como centro de origem o continente asiático, mais precisamente na região da China Antiga. (ROCHA 2009)
SANTOS 1988 citado por (ROCHA 2009) a introdução da soja no ocidente deu-se a partir do século XVIII, quando em 1739 foi cultivada experimentalmente na Europa. No continente americano, maior produtor mundial de soja, o primeiro relato sobre seu comportamento data de 1804. A primeira ocorrência do seu cultivo no Brasil data de 1882 quando, segundo
Gustavo D‟Utra, professor da Escola Agrícola da Bahia, um sitiante baiano semeou as primeiras sementes, de origem ignorada (SANTOS,1988).
Segundo o jornal sul de Minas a idéia do cultivo de soja na região Campo das Vertentes foi lançada em 2004, quando a EPAMIG (empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais ) realizou, pela primeira vez, uma palestra sobre a cultura da mesma.
A escolha da soja partiu por essa cultura estar em fase de implantação na região, e tem como