Robotica Engrenagem
ENGRENAGENS
13 de Fevereiro de 2014
Belo Horizonte
Introdução
As engrenagens são parte fundamental de qualquer sistema mecânico. Caixas de redução e outros sistemas de transmissão de movimento fazem uso das engrenagens na maior parte dos casos.
Encontramos engrenagens numa infinidade de sistemas que devem transmitir movimento. Um dos casos mais simples está nos antigos batedores de ovos em que um conjunto de engrenagens transmite o movimento circular de uma manivela no plano vertical para o movimento circular de duas peças mecânicas num plano horizontal.
Esse simples dispositivo que faz uso de engrenagens nos mostra que elas podem ser usadas tanto para alterar o tipo de um movimento (aumentando a força ou a velocidade) como também o próprio plano e sentido em que ele é realizado.
Observe pela figura que, enquanto uma das partes do batedor gira num sentido, a outra parte gira no sentido oposto.
Tudo isso nos mostra que as engrenagens podem ser de grande utilidade quando devemos transmitir um movimento contínuo como, por exemplo, de um motor, mudando suas características.
Classificação das Engrenagens
As engrenagens podem ser classificadas de acordo com a posição relativa dos eixos de revolução. Esses eixos podem estar:
• Paralelos;
• Intersecionados;
• Nem paralelo nem intersecionados.
Engrenagens que transmitem força e movimento
Em qualquer lugar onde se tenha que transmitir um força ou variar a sua direção necessita-se de uma engrenagem.
A engrenagem em planos é parte integrante dos mecanismos de mudanças dos carros. Todas as rodas dentadas se conjugam entre si. As rodas dentadas interiores, os suportes dos planos e a roda principal giram em eixos concêntricos. Às vezes um freio fixa um dos eixos, o que provoca variações nas transmissões. Exemplo 1: se as rodas dentadas interiores