GUIMARAES ROSA
CONHECENDO O AUTOR
João Guimarães Rosa, nascido na cidade de Cordisburgo, interior de Minas Gerais, em 27 de julho de 1908, e falecido no Rio de Janeiro em 19 de novembro 1967, foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata.
Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais que, somados à erudição do autor, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas.
Suas principais obras são:
1936: Magma
1946: Sagarana
1947: Com o Vaqueiro Mariano
1956: Corpo de Baile
1956: Grande Sertão: Veredas
1962: Primeiras Estórias
1964: Campo Geral
1965: Noites do Sertão
1967: Tutaméia – Terceiras Estórias
1969: Estas Estórias (póstumo)
1970: Ave, Palavra (póstumo)
2011: Antes das Primeiras Estórias (póstumo)
ANÁLISE CRÍTICA
‘’ O senhor… mire e veja: o mais importante e bonito, do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior.’’ ”(Grande Sertão: Veredas)’’
Neste trecho, Guimarães Rosa relata como é constante a metamorfose na vida social humana, que se adapta ao estilo padrão de vida numa sociedade, e reformulam suas personalidades diariamente. Com erros e acertos na vida, ‘’afinando ou desafinando’‘ as pessoas vão ganhando aprendizado e assim, sempre mudando, vão achando a melhor forma para se viver. Mostra a importância e a beleza da diversidade cultural no mundo.
Por: Júlia Evelyn e Juliana Nunes