Cis 110 Fichamento Durkheim
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CIS 110 – INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
PROFESSORA: DANIELA ALVES
78893 – CLARA CAROLINA OLIVEIRA DA COSTA
PREFÁCIO DA PRIMEIRA EDIÇÃO
As ciências da sociedade devem ser vistas por um ângulo diferenciado e com o menor caráter julgador possível, pois as ciências são construídas por descobertas e descobertas vem para descontruir opiniões formadas. Onde temos que nos afastar do senso comum de forma.
Devemos portanto desconfiar das primeiras impressões, tendo em vista que nossa primeira forma de pensar está atrelada a um conhecimento já formado, atrapalhando assim as investigações cientificas.
A consideração que o fato social deve ser tratado como ‘coisa’ cuja natureza não é de fácil modificação. Onde a primeira impressão pode nos levar a pensamentos errôneos e que podem dificultar os estudos sociológicos.
O objetivo principal do autor é estender à conduta humana o racionalismo cientifico.
PREFÁCIO DA SEGUNDA EDIÇÃO
O autor agora se preocupa em reagir sobre suas críticas teóricas recebidas e fazer uma apresentação sobre seu método.
I – O autor defende o tratamento dos fatos sociais como coisas. Não sendo de fato coisas materiais, mas sim, que constituem coisas tais como as coisas materiais, só que de maneira diferente. Ele ainda define “coisa como todo objeto de conhecimento que a inteligência não penetra de maneira natural, tudo aquilo de que não podemos formular uma noção adequada por simples processo de análise mental, tudo o que o espirito não pode chegar a compreender senão sob a condição de sair de si mesmo, por meio da observação e da experimentação, passando progressivamente dos caracteres mais exteriores e mais imediatamente acessíveis para os menos visíveis e mais profundos”. Ele chama atenção para a psicologia objetiva como que naquele momento de preocupa em trabalhar o estudo dos fatos mentais em sua forma externa, como coisas. Além disso, apresenta