fichamento de antropologia
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS – FAFIC
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
RAFAELLY ROLIM VERISSIMO
TEORIAS ANTROPOLÓGICAS: EVOLUCIONISMO, FUNCIONALISMO, DIFUSIONISMO E ESTRUTURALISMO.
CAJAZEIRAS – PB
2014
Antropologia cultural: iniciação, teoria, e temas.
Relativizando; uma introdução á antropologia social.
REFERÊNCIA
Mello, Luiz Gonzaga. Antropologia cultural: iniciação, teoria, e temas. In. Luiz Gonzaga de Mello. Evolucionismo Cultural. Petrópolis, Vozes, 1987. 598p.
Linhas Gerais do Difusionismo e O conceito de Estrutura em Lévi-Strauss. 15.ed. Petrópolis, Vozes, 2008. 528p.
DaMatta, Roberto. Relativizando; uma introdução a antropologia social. In: Roberto DaMatta. O Funcionalismo. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
Pag.
CITAÇÃO
COMENTÁRIO
102
“O que os funcionalistas primeiro sugeriram foi a possibilidade de estudar a sociedade como um sistema coerentemente integrado de relações sociais.”
O funcionalismo tem como função as relações sociais, para interagir com o passado e englobar- se com o presente. Para analisar uma sociedade é de fundamental importância não compara-la com outras e sim necessário entende-la como um todo.
103
“ Um sentimento básico de termo funcionalismo, pois tem a ver com funcionalidade no sentido de que nada num sistema ocorre ao acaso ou está diretamente errado ou deslocado.”
Que todas as sociedades apresentam certo grau de integração e que tudo tem a ver, podendo ocorrer comportamentos racionais e irracionais.
104
“E aqui, novamente, temos que distinguir sistemas sociais preocupados com seu equilíbrio e sua funcionalidade interna, sociedades que temem o conflito e o dissenso e por isso mesmo muitas vezes se armam de um aparato repressivo ;e sociedades cuja dinâmica se realiza precisamente pelo conflito.”
Temos que desconstruir nossos conceitos sobre a sociedade humana e suas relações sociais possíveis a