Fichamento da obra linguagem e escola: uma perspectiva social, de magda soares.
Fichamento da obra Linguagem e Escola: Uma Perspectiva Social, de Magda Soares.
Capítulo 1 – Introdução
“Este livro pretende analisar as relações entre linguagem e escola, tendo como principal foco de interesse a contribuição dessa análise para a compreensão do problema da educação das camadas populares no Brasil”. (p. 5)
“Não só estamos de ter escola para todos, como também a escola que temos é antes contra o povo que para o povo [...]”. (p. 5)
“Nossa escola tem-se mostrado incompetente para a educação para a educação das camadas populares, e essa incompetência, gerando o fracasso escolar, tem tido grave efeito não só de acentuar as desigualdades sociais, mas, sobretudo, de legitimá-las”. (p.6)
“Grande parte da responsabilidade por essa incompetência deve ser atribuída a problemas de linguagem: o conflito entre a linguagem de uma escola fundamentalmente a serviço das classes privilegiadas, cujos padrões linguísticos usa e quer ver usados, e a linguagem das camadas populares, que essa escola censura e estigmatiza, é uma das principais causas do fracasso dos alunos pertencentes a essas camadas, na aquisição do saber escolar.” (p. 6)
“Esse conflito só pode ser compreendido numa perspectiva social [...]” (p. 6)
“[...] a prática pedagógica na escola brasileira, em todas as matérias e, particularmente, no ensino da língua materna, tem sido dissociada de suas determinações sociais e sociolinguísticas [...]” (p. 6)
“[...] o livro procura articular e integrar teorias originárias da Sociologia, da Sociologia da Linguagem e da Sociolinguística, a respeito das relações entre sociedade, escola e linguagem, e tenta apontar a importante contribuição que essa articulação e integração podem trazer para a compreensão do caráter político-ideológico do uso e do ensino da língua na escola, e para fundamentação de uma prática de ensino competente, na educação das camadas populares”. (p. 7)
Capítulo 2 – O fracasso da/na escola
“Uma