Fichamento da antiguidade aos nossos dias
ARQUITETURA E URBANISMO
FICHAMENTO
Disciplina: Teoria do projeto e História da Arquitetura
Aluno: Sávio K. Leite Carvalho
Professor: Ana Maria
Turma: N02
Aracaju - 2012
1-Referência Bibliográfica: Texto Historia da Arquitetura, da antiguidade aos nossos dias.
1-“O Historicismo, que tambrm pode se ver como desfecho do maneirista do Renascimento, não negou esses indícios, tedos-os, pelo contrario na construção e na estruturação espacial.”(pg.1)
2-“Desde meadosdo sec. XVIII, principalmente nas mansões de campo, e a partir do sec.XIX de forma generalizada, tinha havido sempre indícios de um revivalismo do Gótico (“Góticrevival”(pg.1)
3-”Ao contrario da arquitetura do renascimento ou do Neoclassicismo, no Historicismo, as obras antigas não eram ponto de partida para obras novas, criativas e individualizadas”. Eram, pelo contrario, uma imitação esquemática e sem alma. A combinação, por varias vezes aleatória, de elementos de estilo de uma ou de varias épocasfazia que por vezes o resultado parecesse falso e caótico...”(pg.1)
4-“Inovaçoes com gosto familiar, o gosto da época era determinado por dois aspectos essenciais : os donos das obras já não eram apenas indivíduos por vezes extremamente cultos – príncipes, bispos ou burgueses abastados – mas na maioria das vezes, grupos anônimos ou agremiações> Atuavam em nome de estruturas abstratas como administrações publicas ou empresariais, o que não conduzia exatamente ao gosto pelo risco....”(pg.1 e 2)
5-“...com o desenvolvimento da sociedade industrial e a divisão do trabalho, a elite dirigente, tanto politica quanto administrativa, já não coincidia a intelectual. Essa situação provocou um maior domínio do gosto das massas, que já se deixavam por muitas vezes guiar por aquilo que já lhe era familiar e já tinha sido valorizado.”(pg.2)
6-“ O gosto dominante era marcado por uma profunda falta de segurança. A marcha triunfal das maquinas trouxera,