Dgdf
Exercite o seu poder de síntese, busque fazer o fichamento em no máximo 2 páginas.
ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE FICHAMENTOS
_____________________________________________________________________
É sempre bom começar qualquer tema por sua definição. Fazer fichamentos é, um elemento prévio em qualquer pesquisa.
“FICHAMENTO” é um instrumento de investigação que se caracteriza pelo ato de registrar (ou fichar) o material necessário à compreensão de um texto ou tema. Para fazê-lo, é preciso elaborar uma síntese que facilite a compreensão e prepare o pesquisador a execução de trabalhos. Fichar é uma forma de compreender criticamente os instrumentos (documentos e textos de diversos tipos) de sua formação acadêmico-profissional. O fichamento completo deve apresentar os seguintes dados: 1. Indicação bibliográfica – mostrando a fonte da leitura (cf. ABNT). As indicações bibliográficas registram os dados essenciais do livro ou texto.
Regras gerais para a indicação bibliográfica: a) sobrenome e nome ao autor (ou autores, organizadores etc.); b) título e subtítulo da obra (e tradutor, se houver); c) coleção (caso seja uma obra pertencente a uma coleção); d) número da edição (se houver várias); e) local da edição (se não houver indicação, escrever s.l., que significa: sem local) f) data da edição (se não houver indicação, escrever s.d., que significa: sem data); g) número de páginas ou de volumes de que a obra se compõe. Exemplos de indicação bibliográfica:
WILSON, John. Philosophy and Religion. The Logic of Religions Belief. London: Oxford University Press, 1961, 487 p.
LUCIANO. Como se deve escrever a história. Tradução, introdução, apêndices e o ensaio “Luciano e a história”: Jacyntho Lins Brandão. Belo Horizonte: Tessitura, 2009, 278 pp. No caso de artigos de revistas especializadas