Fichamento
O poema “O silêncio de Pascal” de Paulo Leminski se refere a uma nova visão cientifica onde a teoria geocêntrica foi substituída pela teoria heliocêntrica que derrubou a ideia de hierarquia entre o céu e a terra.
Galileu igualou todos os espaços através da geometria. O surgimento de um pensamento científico renovado criou um mundo capitalista valorizando a classe burguesa, o que ajudou o desenvolvimento industrial foi às descobertas feitas pela ciência, já que foram utilizados os inventos pela burguesia para o próprio beneficio.
O avanço a ciência serviu para localizar um homem que alem de encontrar valores na própria família também encontra no cotidiano e na capacidade do trabalho.
* A teoria geocêntrica foi substituída pela teoria heliocêntrica. (pag 147) * O valor do homem não é encontrado só na família, mas também no cotidiano do trabalho. (pag 148) * O maior problema é o do sujeito que conhece e não do objeto conhecido. (pag 148) * O conhecimento não se da apenas pelas noções e sim por experiências. (pag 149) * Galileu se preocupa com as experiências e a descrição dos fenômenos. (pag 150) * O geocentrismo é o nosso senso comum. (pag 150) * As diferenças da física e da astronomia antes explicados pelos corpos perfeitos e imperfeitos tornam-se homogêneos, desfazendo a diferença da Terra e Céus. (pag 151) * Na ciência moderna o homem e a natureza são comparados com uma maquina. As explicações são comparadas a um mecanismo onde o modelo é um relógio. (pag