O segredo de luisa
POR DANIEL PORTILLO SERRANO
09/10/2010
A Visão de uma empresa é o enunciado do que ela espera em um futuro ou determinado espaço de tempo. Ao contrário da Missão que descreve o presente, o agora, a razão de a empresa existir, a Visão explicita como a empresa deve ser vista, o que deseja realizar ou aonde quer chegar. Se a Missão é permanente e não muda com o tempo, a visão pode ser alterada assim que os seus objetivos são alcançados.
Normalmente uma ou mais perguntas das elencadas a seguir devem ser respondidas pela visão:
O que a empresa deseja ser Onde deseja chegar Como a empresa será vista Em que ela deseja se transformar O que precisa atingir
Tomemos como exemplo a missão de uma empresa:
“produzir pneus de caminhão para o mercado brasileiro”. Nota-se que esta missão se refere a uma empresa que fabrica pneus de caminhão em nosso país. Qual seria a visão correspondente a esta missão? Na prática não há resposta a esta pergunta. A visão não precisa, obrigatoriamente estar ligada à missão. Se por um lado, seria óbvio que a visão fosse “ ser reconhecida como a melhor empresa fabricante de pneus para caminhão do Brasil”, outras visões, poderiam ser elencadas, como “ser líder de mercado no segmento de pneus para caminhão no Brasil”, “dominar o mercado mundial de pneus para caminhão” ou “ser o principal fornecedor de pneus para os fabricantes de caminhão”.
Na verdade, como a visão é mutável, estas visões poderiam ser utilizadas em períodos diferentes da existência da organização. Uma vez atingida a primeira, a empresa divulgaria a segunda, e assim sucessivamente.
Existe uma discussão a respeito de como deve ser escrita a visão. Alguns pensadores afirmam que a visão deve ser racional. Ser mensurável. Caso contrário não seria atingível. Outros, no entanto, afirmam que a visão é subjetiva e não deve conter dados quantitativos, mas apenas a aspiração da empresa. Assim, enquanto alguns acreditam que uma visão deveria