Fichamento: Como Motivar Seus Alunos
COMO MOTIVAR SEUS ALUNOS: É realmente um sonho quando a maioria dos nossos alunos está motivada para aprender. O mais comum é que os alunos apresentem uma postura apática, sem vontade de aprender, muito menos de estudar e, menos ainda de investir algum esforço pessoal na aprendizagem. (Marcos Maeier – Mestre em Educação)
Texto do autor
Anotações
“O que traz mudança é o incomodo, a desestabilidade, a dor. Precisamos desequilibrar o conhecimento já adquirido, já construído. Um aluno pode buscar por conta própria conhecer um determinado assunto, desde que se sinta desafiado, desequilibrado em relação a seu suposto saber. Isso gera vontade de buscar interno do “eu sei”, instiga a curiosidade do aluno.” (p.56)
“Toda mediação é interação, mas nem toda interação é mediação. Alguns professores são mediadores, pois sabem como interagir a ponto de motivar, desafiar o aluno a aprender. Geram autonomia ao invés de dependência do saber do professor.
Alunos dependentes do saber do professor permanecem numa postura chamada: passiva-aceitante. Esperando que o professor explique e ensine a ele tudo que pra ele “passe de ano”
Uma das explicações possíveis para a apatia dos alunos é a falta de autoria. Quem não é autor de nada, não se motiva para nada. Basta ver em quais segmentos os alunos estão mais motivados para aprender: pré-escola e doutorado! ” (p.57)
“Está faltando desejo. Desejo não é necessidade, é mais do que isso. A necessidade é o desequilíbrio do organismo em relação a uma falta biológica, funcional, primaria.” (p.58)
“Nossos alunos estão cheios de necessidades, mas não de desejo. Não querem o saber. Não sentem falta dele. E nós professores, ingenuamente, tentamos completa-los com conteúdos curriculares.” (p58/59)
“O aluno precisa estar impregnado de desejo real pelo conhecimento e perceber a dimensão desse desejo pata uma vida mais plena, na qual o “ser” é um alvo tão evidente que o “ter”