Fichamento Caminhos E Descaminhos 3
Texto: Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos
Referências:
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Acervo Digital Unesp. Fev., 2004. P. 96-100. Disponível em:< http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf >. Acesso em 30/10/2014.
O artigo estudado tem o objetivo de debater sobre os métodos de alfabetização utilizados no Brasil, ressaltando o porquê dos recentes questionamentos a eles e traçando possíveis soluções.
Magda Soares relata que, no Brasil, o percurso da alfabetização escolar é caracterizado por contínuas mudanças de conceitos e métodos. Sendo que, no presente, o que se evidencia é um período de questionamentos sobre os sistemas de alfabetização utilizados nos últimos anos, ocasião que favorece o surgimento de novos estudos e novas possibilidades, porém, ressalta a necessidade de cautela:
Um momento como este é, sem dúvida, desafiador, porque estimula a revisão dos caminhos já trilhados e a busca de novos caminhos, mas é também ameaçador, porque pode conduzir a uma rejeição simplista dos caminhos trilhados e a propostas de solução que representem desvios para indesejáveis descaminhos. (p. 96)
A autora deixa claro que por meio de um processo onde se constatou a crescente necessidade do alfabetizar para além do decifrar um código- alfabetização funcional-, surge uma nova palavra e conceito, letramento. Neste sentido, letramento configura e nomeia “comportamentos e práticas de uso do sistema de escrita, em situações sociais em que a leitura e/ou a escrita estejam envolvidas” (p. 97).
Caracterizando a alfabetização como a “obtenção do sistema convencional de escrita” e letramento como “desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais”, enfatiza que são termos distintos, porém, indissociáveis e interdependentes. Desta maneira constata que, embora, o ensino do alfabetizar e do letrar sejam diferentes, pois envolvem