História cultural
Fichamento 01/ 02
CARDOSO, Ciro Flamarion. História e Paradigmas Rivais. In: CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo (Org.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro, Campus, 1997. P. 1-23. VAINFAS, Ronaldo. Caminhos e Descaminhos da História. In: CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo (Org.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro, Campus, 1997. P. 441-449.
Falando-se genericamente na composição dos conteúdos apresentados respectivamente na introdução de Ciro Flamarion Cardoso e a conclusão de Ronaldo Vainfas, os presentes textos supracitados se ocupam em analisar duas vertentes epistemológicas ligadas ao historiador e seu campo de atuação, desvelando para tanto seus problemas, paradigmas e projeções. Assim sendo, ao descrever sobre os rumos historiográficos tomados entre as décadas de 40 e 50 identificando para tanto suas conjunturas e repercussões no cenário social ao qual temos acesso atualmente, Flamarion explicita os dois pontos referentes ao método hipotético-dedutivo de entender o ser social dento de um contexto histórico (visão iluminista), e um que diz respeito à inserção do investigador dentro do contexto ao qual se propõe em analisar (visão pós-moderna).
Ao se ocuparem em entender a História Social, ambos autores discutem sobre a conceitualização do homem quanto objeto de uma historiografia ativa e motiva de tendências, especulações e afirmações, levantando para tanto as ideias disseminadas pelos marxistas e pelo grupo dos analles. Na introdução podemos enxergar uma concepção mais detalhada dos temas acima expostos e podemos contemplar o esmiuçar do autor para com as praticas investigativas das diferentes correntes que se ocupam em delimitar as cadeias evolutivas de cada paradigma tecendo um circulo dinâmico do que