fichamento alberto engel
-Constatou-se que o principal motivo, que levou os sujeitos a viver em situação de rua é o consumo de drogas associado a desestrutura psicológica. Os motivos que implicam na permanência dos mesmos nesta condição é a rede formada pelos próprios moradores de rua, além da forte dependência química e da falta de uma rede de apoio psicossocial. (ENGEL, 2010, p. 10)
- Evidentemente, que para uma pessoa chegar à condição emocional desfavorável, diversos conflitos fizeram parte de sua historia. Basta observar um morador em situação de rua para perceber traços marcantes em sua expressão facial, postura e, principalmente, no seu modo de ser e viver. Moldados através de negação, da rebeldia e da humilhação, remetem-os a uma sensação de marginalidade. (ENGEL, 2010, p. 11)
- Navarro(1995) relata que quando a couraça social envolve o individuo, a individualidade e o conjunto das relações sociais, se tem o fenômeno da incomunicabilidade. A incomunicabilidade é justamente uma impossibilidade de troca. Nesse sentido, a exclusão está no que torna a sociedade indiferente em relação aos seus indícios visíveis, dos sem teto, dos sem trabalho e, sobretudo, dos sem esperança. (NAVARRO, 1995, Apud por ENGEL, 2010, p. 12)
- (...) para Wilhelm Reich (2007), uma pessoa que sofre bloqueios emocionais em seu desenvolvimento, altera sua funcionalidade vital, logo a possibilidade de refletir sobre a importância de sua vida e das demais. (REICH, 2007, Apud por ENGEL, 2010, p. 15)
- Para Navarro (1995), quando perigos internos e externos ameaçam o equilíbrio psíquico de uma pessoa, o instinto de conservação forma uma estrutura defensiva como uma armadura: a couraça. Nesse sentido, a couraça pode ser vista como uma via de mão dupla, pois da mesma forma que um morador de rua salienta sua