Fichamento adm operações
Fichamento Texto 1
Dez fontes de complexidade na produção de bens e serviços e Três abordagens de gestão para lidar com ela Ricardo Sarmento Costa e Eduardo G. M. Jardim
Os 10 “Vs” da Gestão de Operações
Variedade de produtos/serviços devido à alta concorrência no mercado.
Variabilidade de processos com o mesmo produto, obtendo diversos resultados.
Velocidade da informação pelos diversos meios de comunicação; não importa a distância, a informação chegará até o remetente com rapidez.
Volatilidade dos ciclos de vida dos produtos devido à alta necessidade dos consumidores por novidade; o que é novo hoje, amanhã já se torna ultrapassado.
Volume de produção devido a facilidade de relacionamento mundialmente (globalização), com isso também crescem os riscos e responsabilidades.
Valor dos ativos influencia o crescimento do sistema de acordo com a demanda.
Doce problema: demanda ultrapassa a capacidade;
Amargo problema: capacidade supera a demanda.
Vagarosidade dos processos logísticos em relação a velocidade da informação; vivemos numa época em que o tempo é escasso para todos e o processo de produção e entrega demanda muito tempo, gerando estresse. Quanto maior os lead-times, maior o risco à variabilidade e interferências.
Síndrome do estudante: tendência a deixar para depois a execução de atividades com baixa prioridade;
Lei de Parkinson: atividades para serem entregas a longo prazo são executadas com minúcia excessiva.
Vaidade e paralisia de paradigma, temos o hábito de reagir contra mudanças devido ao conforto que acreditamos ter e também pelo encantamento com nossas escolhas.
Vicissitudes da vida e variáveis aleatórias, acontecimentos aleatórios no dia a dia fazem a pessoa a reagir de forma rápida sem pensar nas consequências que gerará ao todo.
Dificuldade em manter a visão global nas tomadas de decisões, atitudes de acordo como é medido o