VENDA X PRODUÇÃO
1. Introdução à produção e Vendas
Há muito tempo, a o homem era nômade. Com o passar do tempo começou a se fixar num único lugar, levando à criação de animais e agricultura para sobreviver. Então, percebeu-se que era melhor uma pessoa produzir grande qtde de uma coisa na qual fosse especializada e depois trocá-la por outras com outras pessoas, dando origem ao escambo que hoje é o comercio e a venda, que é troca de produtos por mercadoria ou moeda.
Produção está ligada á venda. Produção sem venda seria agricultura de subsistência. Venda sem produção seria impossível, visto que qqr bem a ser comercializado se não foi feito pelo dono foi produzido por outra pessoa, constituindo uma sobra ou herança.
2. Histórico da produção e venda
Inicialmente, produzia-se pouco pra o próprio consumo e o que mais fosse necessário obtinha-se por meio de escambo. Quando surgiu a moeda, facilitou a poupança.
Na idade Media, artesãos urbanos se reuniam em corporações de oficio a fim de transmitir conhecimento, fixar preços, defender interesses dos membros e organizar a forma de produzir.
Na segunda metade do século XVIII, a maquina vapor com a revolução Industrial, trouxe a substituição do trabalho humano pelo mecânico. Houve o advento das indústrias e fabricas.
Como as maquinas faziam tarefas repetitivas houve necessidade de padronizar o trabalho. Já o manuseio das maquinas e a menor variação de tarefas, trouxe a necessidade de treinamento dos trabalhadores. Na revolução Industrial treinamento se restringia a reparar a maquina ou reabastece-la.
No inicio do século XX, Taylor desenvolveu a adm cientifica. Contribuíram com a analise dos tempos e movimentos na produção, especialização dos trabalhadores, e a ideia de motivar economicamente os empregados.
Pouco tempo depois, Ford criou a linha de montagem, fazendo que sua empresa grandes qtdes com rapidez e pouco custo, tornando viável a produção em massa.
Depois da segunda II guerra, o Toyotismo