Primeiros Socorros
Intoxicação por inalação: remover a vítima para o ar fresco e manter a função respiratória. Intoxicação por ingestão: provocar vômito após a administração de: solução emetizante aniônica (um copo de água + 1 colher de sopa de detergente líquido sem corante) – irritante tênue – provoca vômito após 5 minutos de ingestão, ingerir antes da solução 1 copo de água ou estimulação da úvula ou faringe com o cabo de uma colher ou lenço.
Não induzir o vômito se a vítima: Estiver inconsciente, Tiver convulsões, Tiver ingerido substância corrosiva que possa causar queimaduras de mucosas, tiver ingerido um derivado de petróleo (querosene, tiner,fluído de isqueiro, etc). Nos casos de ingestão de substâncias corrosivas, cáusticas em geral e derivados de petróleo, diluir ou neutralizar essas substâncias pela ingestão de água. Se a vítima estiver inconsciente: verificar se respira e, se necessário, fazer respiração artificial, se a vítima respira, coloque-a em posição lateral de segurança, encaminhe com urgência, para um local onde possa receber atendimento médico.
Em caso de parada cárdio respiratória, Abrir as vias aéreas, respiração Artificial ( boca a boca), compressões torácicas externas ( circulação artificial)Afastar a causa ou a vítima da causa, verificar o nível de consciência ,retirar da boca da vítima: dentadura, restos alimentares,abrir e manter desobstruída as vias, respiratórias, para isso é preciso, elevação do queixo e da mandíbula.Tampar as narinas com o polegar eo indicador e abrir completamente a boca da vítima.Encher bem os pulmões e colocar a sua boca sobre a boca da vítima, sem deixar nenhuma abertura, assoprando com força até perceber a elevação do tórax da vítima.
Em caso de Parada Cardíaca – agir da seguinte maneira: Colocar a vítima deitada