Fichamento academico
Disciplina: Cultura Religiosa I
Professor: César Carneiro
-Citação da fonte
Boff, Leonardo. Fundamentalismo, terrorismo, religião e paz: desafio para o século XXI. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
Esquema Interpretativo
1. Introdução
1.1. Vivemos no início desse século, um contexto de guerra e terrorismo, tendo o termo fundamentalismo como principal vertente.
1.2. Esse termo tornou-se chave para explicar e interpretar ataques terroristas, principalmente onde predomina o Islamismo.
1.3. De ambos os lados, tanto mulçumano quanto os norte americanos, discursarão com igual termo fundamentalista.
1.4. Nossa reflexão pretende ir às raízes das questões para uma maior compreensão desse tema de forma positiva.
2. Como surgiu o fundamentalismo
2.1. O início do fundamentalismo deu-se com o protestantismo, de influência Holandesa e Inglesa, com o intuito de reforma o cristianismo.
2.2. Ressurgiu organizadamente com a publicação dos fascículos teológicos, que seriam fundamentais para a fé cristã e contra o liberalismo.
2.3. Com profundas mudanças e urbanização crescente veio o processo de secularização, onde as igrejas não eram o principal fator de agregação.
2.4. Os “Fundamentals” tinham propostas extremamente rigorosas, totalmente contra o liberalismo que arriscavam a segurança e tranqüilidade da fé cristã.
3. O fundamentalismo protestante
3.1. O fundamentalismo protestante tomou forma através de teólogos e pregadores, que tomavam as palavras bíblicas ao extremo.
3.2. Com a criação da associação mundial cristã, o movimento tornou-se popular e forte, produzindo divisões em diversas denominações protestantes.
3.3. Essa precisão de caráter militante e missionário derivada do fundamentalismo é totalmente inflexível, contra todos os processos libertatórios em geral.
3.4. Usavam durante a década de 50,nos Estados Unidos, os meios de comunicação para propagar as suas campanhas conservadoras e pregadoras.
3.5. Diversos protestantes