Vida cotidiana
Atualmente estamos passando por um rapidíssimo processo revolucionário dos meios de comunicação. A qual a televisão é a mais forte agente de informação e entretenimento, embora a internet se mostre mais presente na manifestação da informação. Diante disso, pode-se declarar que a Teoria crítica da sociedade Adorno e Horkheimer, desenvolvida em 1947, estão ultrapassa ou ainda se mantém sua explicação?
Os produtos culturais aparecem com embalagens cada vez mais atrativas, pois a cada dia são maiores as exigências para prender a atenção dos indivíduos. Produtos que muitas vezes são de baixa qualidade mais atendem as necessidades das pessoas que desejam entretenimento e diversão, não estando preocupadas com o caráter educativo ou cultural do que consomem. Mas isso é falso, pois esses produtos são oferecidos tendo em vista as necessidades das próprias empresas, cujo objetivo é somente o lucro.
O ‘‘mundo maravilhoso’’ e sem diferenças esta presente nos programas de televisão, que mostram guerras, mortes, miséria e opressão de outros povos e nunca do nosso. Preocupado com a televisão vem fazendo em termos culturais, o cientista social italiano Giovanni Sartori, em seu livro Homo videns (2001), reflete sobre esse meio de comunicação.
Ele destaca o fato de que as civilizações se desenvolveram quando a transmissão do conhecimento passou da forma oral para a escrita. Com o surgimento da imprensa,em 1440, por Johannes Gutenberg ocorreu um grande avanço tecnológico que permitiu a muitas pessoas o acesso a cultura escrita.
No século XIX, além do desenvolvimento da imprensa, com jornais e livros, outros avanços tecnológicos permitiram a diversificação das comunicações. Permitindo também a comunicação oral e escrita entre as pessoas a grande distancia foram inventados o telégrafo e o telefone. Com o radio, podem-se eliminar as distancias sociais mais amplas. Mas todos esses meios mantinham-se no universo da comunicação puramente