Fichamento Bibliográfico (Como Fazer e Apresentar Trabalhos Científicos em Eventos Acadêmicos)
Aluno: Marcos Aurélio de Lima Lourenço
Disciplina: Metodologia Científica
Curso: Letras Português/Inglês.
XAVIER, Antonio Carlos. Capítulo 2 – Ciência, seus métodos e classificações. In: Como fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos. Recife: Rêspel, 2010.
Segundo Xavier, num sentido mais amplo a palavra ciência pode significar qualquer tipo de saber ou conhecimento, embora, como também nos afirma o autor “[...] é preciso deixar clara a distinção entre ‘ciência’ e ‘conhecimento’, pois nem todo conhecimento é científico, [...] mas toda ciência, gera conhecimento científico” (p.35).
O nascimento da ciência moderna data do século XVI, tinha como objetivo entender e dominar a natureza, e como aponta o autor “[...] a abordagem do conhecimento era mais contemplativa do que propriamente experimental” (p.35)
De acordo com o autor, para que o cientista consiga o domínio das leis naturais, é necessário adotar uma série de procedimentos.
A Indução é segundo o autor “[...] o processo mental em que o indivíduo parte de dados particulares vistos com certa repetição” (p.38). Ou seja, devido à repetição de determinado evento, o pesquisador conclui tal fato como verdade absoluta.
A Dedução é apontada por Xavier como “[...] processo mental inverso pelo qual o indivíduo parte de uma hipótese, uma idéia antecipada sobre um fato isolado para aplicá-la à totalidade” (p.38)
A respeito do método de observação, o autor escreve que com o intuito de conhecer o objeto investigado o pesquisador se vale dos cinco sentidos. A observação segundo o autor se divide em dois aspectos, participante ou observação não participante.
Já no método da experimentação, o pesquisador atua de maneira mais incisiva, ele aplica elementos exteriores em seu objeto de pesquisa para assim avaliar suas reações, segundo o autor dessa maneira “[...] ele consegue testar sua hipótese de trabalho, se tiver uma, e chegar a conclusões” (p.39).
Sobre a