Fichamento livro A Redação de Trabalhos Acadêmicos
Normas técnicas
HENRIQUES, Claudio. SIMÕES, Darcilia. A Redação de trabalhos acadêmicos: teoria e prática Rio de Janeiro: Uerj, 2004.
1
Linguagem e norma
A elaboração do texto acadêmico é baseada em aspecto formal e deve ser tratado com o rigor das situações formais.
Os textos científicos que o aluno de graduação ou pós-graduação vai escrever durante a sua vida acadêmica são escritos numa linguagem compatível a dos livros e artigos técnicos que ele lerá ao longo de sua formação. Essa linguagem não pode ser confundida com a do bate-papo, da música popular, da literatura ou do jornal. Para conviver nesse ambiente, como em outros demais, é preciso entender as regras linguísticas.
“Só é possível adquirir esse conhecimento de causa sobre a língua padrão com a continuidade dos estudos de gramática, o hábito da leitura e da interpretação crítica e com a prática da produção de textos de formatos e modalidades variados.” (p. 26). O trabalho acadêmico não depende apenas do domínio do conteúdo a ser exposto. Depende também do enriquecimento do vocabulário e da capacidade expressiva.
A língua padrão é uma norma como qualquer outra, porém que mais lentamente se modifica. No caso dos textos científicos, é a forma praticada para a comunicação, levando em consideração os níveis de linguagem, as variações individuais, sociais e regionais.
2
A produção de textos acadêmicos
Uma das maiores dúvidas no curso universitário é como produzir textos científicos. Durante o curso o estudante passa a produzir fichamentos, resumos, resenhas, relatos de pesquisa, até se chegar às monografias, mas percebe-se o pouco conhecimento do idioma e o quase total desconhecimento da forma do texto a ser produzido.
“A produção do texto técnico-científico, além do indispensável domínio específico do tema, requer conhecimento, no mínimo, satisfatório da língua instrumental em que será produzido. Isto por que a clareza – ou legibilidade - do texto é