fichamento 2
VIANNA,Nelson Solano e GONÇALVEZ,Joana Carla S.
“Arquitetura e Clima”,
Editora Geros Arquitetura,em Português
São Paulo,Brasil,2007
3. edição, 376 páginas
2 – PALAVRAS-CHAVE :
Clima, Arquitetura, Conforto, Iluminação, Homem.
3 – RESUMO :
O texto começa a relacionar o trinômio intitulado Homem-Arquitetura-Clima, e com essa relação, procura dar diretrizes de como relaciona-los de forma a dar vantagens para a construção de uma arquitetura que se relacione com o clima de formas a serem confortáveis para o homem. Segundo o texto “é dentro das relações de clima-calor, clima-luz e clima-ventilação que determina com precisão e importância que o clima tem para o homem e para a arquitetura”.
Além disso, a leitura discorre sobre a qualidade do ar, o qual quando submetido a níveis de poluição grandes, tem o poder de reduzir as quantidades de luz recebidas por nós. Outro tema abordado no texto, importante de ser citado seriam as características geográficas e urbanas da área em questão, discorrendo sobre temas como parâmetros de latitude, continentalidade, orientação e inclinação do terreno
4 – IDEAÇÃO :
Estudo sobre a relação do clima-arquitetura-homem e como esses elementos se relacionam entre si.
5- CITAÇÕES :
-Como pode-se ver, para estudarmos a relação existente entre Homem, Clima e Arquitetura, trinômio fundamental ser considerado na concepção e concretização de qualquer obra construída. (Página 11)
-O clima que compreende o macro e o microclima, é a soma dos fenômenos meteorológicos característicos na atmosfera. (Página 12)
- Podemos imediatamente detectar nessa relação fundamental um contato íntimo com três das subáreas que compõem a área do conforto ambiental : Iluminação, Conforto Térmico e Ventilação Natural. (Página 13)
-Quando a relação Homem-Clima-Arquitetura for novamente encarada como elos inseparáveis, o Clima e a Natureza serão, sem duvida, sempre lembrados como fatores de