Fichamento 1 Livro Teorias Da Comunica O De Massa Mauro Wolf
COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO I
FICHAMENTO PARTE 1 - FUNCIONALISMO
MATEUS AZEVEDO - 15020289 1.0 Contextos e Paradigmas na pesquisa sobre os meios de comunicação de massa 1.1. Premissa
Ao analisar as teorias, devemos levar em conta, além da cronologia, três importantes pontos pelos quais podemos perceber a conexão das teorias e identificar qual o paradigma dominante em cada época:
· contexto social, histórico e econômico;
· tipo de teoria social pressuposta pelas teorias sobre os mass media;
· modelo de processo comunicativo de cada teoria. Os modelos apresentados referem-se a oito “momentos” dos estudos da mídia: a teoria hipodérmica, a teoria ligada à abordagem empírico-experimental, a teoria que deriva da pesquisa empírica de campo, a teoria de elaboração estrutural-funcionalista,a teoria critica dos meios de comunicação de massa, a teoria cultural, a teoria culturológica, os cultural studies, as teorias da comunicação.
O termo "teoria dos mass media", em certos momentos, define um conjunto de hipóteses de pesquisa e aquisições verificadas, em outro, define mais uma pesquisa do que uma teoria.
1.2. A Teoria Hipodérmica
"Cada elemento do público é pessoal e diretamente ‘atingido’ pela mensagem”. Surge no período das duas guerras mundiais e na difusão dos m.c.m. Elementos que caracterizam o contexto da teoria hipodérmica:
· Novidade do próprio fenômeno dos m.c.m;
· Ligação desse fenômeno às trágicas experiências totalitárias do período.
Abordagem global aos mass media; Questão chave: que efeitos têm os mass media numa sociedade de massa? Teoria da propaganda e sobre a propaganda. 1.2.1. A Sociedade de Massa
"Termo guarda-chuva", pois a cada passo precisaria da utilização e da acepção.
Representava para o pensamento oitocentista conservador: consequência da industrialização progressiva; da revolução dos transportes, do