ficha DNA
Desde 1849 ao Serviço do Ensino Público em Viseu
Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC)
DR3.
Ficha – Contexto Institucional.
Eutanásia: Homicídio qualificado ou suicídio?
Questão 1.
Em minha opinião e na minha ótica de vida, qualquer ser individuo tem o direito de fazer o que bem entender da sua vida. Muito embora neste caso em apreço, a eutanásia para acontecer está um sujeito dependente de outro. Ou seja, quem quer a eutanásia, está dependente de terceiros. Ou seja se é justo pedir a um sujeito coloco termo à vida de outro. Ainda assim, sou totalmente a favor da eutanásia. Antes uma morte digna que uma vida a sofrer.
Deve ser colocado em prática sempre que o individuo esteja numa situação débil e que não exista possibilidade de retorno, na minha opinião ainda que não esteja em perfeito raciocínio, deve o tutor decidir o que melhor é para o caso daquele. Logicamente que não vamos andar a por fim à vida do ser humano assim sem mais nem menos, deveria haver uma Lei onde se pudesse reger este assunto.
Questão 2.
Deve decidir o próprio se o mesmo estiver em perfeita saúde mental, caso não esteja, deve haver um tutor, alguém responsável para ajudar a uma melhor escolha para aquele individuo. Ainda assim esta segunda hipótese, em minha opinião só deve acontecer quando esteja totalmente assegurado que o individuo não tem capacidade de decisão própria.
A eutanásia é vista sob diferentes perspetivas:
1. Do ponto de vista religioso a eutanásia é vista como uma verdadeira aberração, isto aos olhos da religião católica, judaica e islamitas é visto como uma aberração/usurpação “a vida humana, dom precioso de Deus, é sagrada e inviolável, e, por isso mesmo, o aborto provocado e a eutanásia são absolutamente inaceitáveis; a vida do homem não apenas não