Ficha de trabalho-crianças selvagens
PSICOLOGIA B - Objectivos:
• Compreender a natureza e o comportamento humano.
. Reconhecer as características dos programas genéticos abertos, próprios do comportamento humano em detrimento dos programas fechados, próprios dos animais.
• Distinguir o homem do animal a partir da análise dos seus comportamentos.
• Interpretar a cultura como o resultado da acção humana sobre o mundo e sobre si próprio.
• Reconhecer que o homem é produto e produtor de cultura.
A CULTURA
Introdução
O relato destes factos verídicos leva-nos à discussão a respeito das diferenças entre o homem e o animal. As crianças que aparecem neste filme não tiveram oportunidade de se socializar por falta de estímulos humanos, permanecendo, portanto, "animais". Nelas estavam ausentes muitas das características humanas: actuavam por instinto, imitavam comportamentos animais, muitas não choravam e não riam e, sobretudo, não falavam. O processo de humanização só foi iniciado quando começaram a participar do convívio humano e foram introduzidas no mundo dos símbolos pela aprendizagem da linguagem. Esses estranhos casos sugerem uma questão inicial: O que é o Homem na ausência de estímulos sociais e culturais? Quais são as diferenças entre o homem e o animal?
Actividades:
1. Regista, por ordem, os vários casos apresentados.
Oxana - comporta-se como um cão; pais alcoólicos; procura um ser vivo quando deixada na rua aos 3 ano; ficou com o cão durante 6 anos.
Victor (França) - encontrado aos 12 anos na floresta onde viveu até á data.
Chimpanzé e o filho – Kellog tentou pôr um animal com uma criança para o animal aprender os contextos humanos, mas aconteceu o contrário, o filho começou a imitar os comportamentos do chimpanzé, regrediu (neste exemplo percebe-se como o cérebro é flexível, plástico).
Genie – Isolada num quarto, privada de contacto social; descoberta com 13 anos, com um bacio, sem luz,