FICHA DE PREENCHIMENTO DO REINO ANIMAL - Poríferos
Filo:
Porífera
Representantes:
Os representes deste filo são as esponjas, os primeiros animais plurice- lulares a surgirem na Terra
Hábitat:
Pertecem ao hábitat aquático, predominantemente marinho.São bentônicos, ou seja, mantêem-se presos a substratos imersos, como pedras, conchas, rochas,etc.
Características
gerais
O filo Porífera é constituído por animais pluricelulares que apresentam poros na parede do corpo. São conhecidas cerca de 5 mil espécies de poríferos, todos aquáticos. Eles são predominantemente marinhos (minoria em água doce), sendo encontrados desde o nível das praias até uma profundidade de 6 mil metros.
Os poríferos são animais sésseis, fixando-se sobre rochas, conchas, etc. Apresentam formas variadas, sendo assimétricos ou de simetria radial. As maiores esponjas medem 2 metros, mas há espécies minúsculas de 1 mm.
Esquema do(s) Representante(s)
Estrutura da Esponja
Sistema
Tegumentário
Não existe um tecido verdadeiro, mas sim um conjunto de células com funções diferenciadas, que não tem ligações entre elas, portanto não formam tecidos.
Sistema
Esquelético
O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida. As esponjas desse tipo é que foram muito utilizadas no passado para banho e limpeza doméstica
Sistema
Digestório
Ausente. Se alimentam de partículas alimentares suspensas na água através do batimento flagelado das células denominadas coanócitos, que criam uma corrente de água, trazendo nutrientes e gases.
Sistema
Excretor
Ausente. A excreção dos catabólicos é realizada diretamente por difusão com o meio externo.
Sistema
Respiratório
Ausente. A