Aristóteles - Metafísica
O objetivo de Aristóteles no 1º Cap. Do livro I de sua obra “Metafísica” é apresentar uma definição ampla de conhecimento e de seu processo de formação desde as sensações até o saber teórico, passando pela experiência, a técnica (arte) e vários tipos de ciência. Examina as características desses diferentes tipos de conhecimento, definindo, por fim, a filosofia como a ciência das causas primeiras. Não obstante, embora o seu objetivo maior seja definir a filosofia como uma ciência (em meio a outras) que busca as causas e os porquês últimos da realidade, é interessante notar que aí contém uma definição de conhecimento que se estende a todas as ciências, na medida em que conhecer implica saber as causas e o porquê das coisas.
QUESTÕES
(todas se referem ao 1º Cap.)
I. Explique a relação entre os tipos de conhecimento descritos por Aristóteles até chegar à definição daquele conceito amplo de conhecimento (o qual pode-se estender a todos os tipos de ciência).
II. Qual a semelhança e a diferença entre arte e ciência no texto de Aristóteles?
III. Como Aristóteles explica o ponto de partida do conhecimento?
IV. Qual a diferença entre ter conhecimento do singular/particular e do universal?
V. Como você interpreta a afirmação de Aristóteles que diz que “a possibilidade de ensinar é indício de saber” (Aristóteles 1984, p.212).
Respostas:
I. Aristóteles considera, partindo da hipótese das operações humanas, como: refletir, atuar e produzir; decompõe o conhecimento em ciências teóricas, ciências práticas e ciências poéticas. Aristóteles protegia a vivência de três atividades que obedecem a três tipos de conhecimento.
Um deles corresponde à reflexão, ao nosso pensamento, questionarmo-nos constantemente sobre as coisas de modo a chegarmos à verdade que não pode ser negada. Esta procura pode nunca ter um fim!
Outra forma do