FICHA DE PREENCHIMENTO DO REINO ANIMAL (equinodermos)
Filo: Equinodermos
Representantes: Estrelas-do-mar, os pepinos do mar, os lírios do mar e os ouriços-do-mar, entre outros
Hábitat: São todos de habitat marinho.
Características gerais Uma das características mais marcantes dos equinodermos é a presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aquífero ou ambulacrário (do latim ambulare: caminhar). Este sistema relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal.
Os pés ambulacrais possuem paredes musculares e ampolas que acumulam líquido; as variações de pressão do líquido no sistema determinam a expansão ou retração dos pés, fato que culmina com o deslocamento do animal. Quando a pressão do líquido é maior nos pés, estes ficam mais rígidos, quando a pressão diminui, eles ficam moles - essa diferença permite o movimento.
Esquema do(s) Representante(s)
Sistema
Tegumentário
O sistema digestivo dos equinodermos é completo, possuindo boca, estômago, intestinos e ânus. No entanto, o estômago é encontrado apenas nos equinodermos carnívoros, contendo glândulas que produzem substâncias digestivas.
Sistema
Esquelético
São invertebrados .
Sistema
Digestório
O sistema digestório contém apenas boca, estômago, intestinos e ânus. Mas o estômago só esta presente no corpo dos equinodermos carnívoros, possuindo glândulas que produzem substâncias digestivas.
Sistema
Excretor
Não existem estruturas excretoras especialmente diferenciadas. Os catabólitos são absorvidos por
Sistema
Respiratório
A respiração - isto é, a troca gasosa - é realizada por minúsculas brânquias próximas à boca, e também por toda a extensão dos pés ambulacrários, pelos quais circula a água.
Sistema
Muscular
Sistema
Circulatório
Há um líquido incolor que circula pelos canais, localizados ao longo de todo o corpo desses animais. Esse líquido